terça-feira, 14 de agosto de 2012

Suvs compactos: Você ainda vai ter um.




Essa semana foram reveladas mais imagens do já divulgado Chevrolet Trax, uma variação do Opel Mokka mais reto e mais convencional, diria até que com mais cara de SUV e menos linhas de minivan que o Opel. Ele deve ser a arma da Chevrolet contra o renovado, e muito bem renovado, EcoSport.


Chevrolet Trax

Opel Mokka
Finalmente as montadoras acordaram e perceberam que para concorrer com o jipinho da Ford é necessário um jipinho e não um hatch com suspensão elevada que finge que é Cross. Durante muito tempo o querido ford se manteve sozinho no pódio, até a chegada do desengonçado Renault Duster, que apesar de ser mais espaçoso e estar no topo das vendas é um das carros mais sem emoção que já vi, um carro de aparência funcional, apenas. Agora o mundo está atrás de compactos, e porque não fazer compactos com cara de carro grande? Daí surgiram promessas, conceitos, boatos e pelo visto quase todas as montadoras deverão ter um SUV compacto em seus catálogos. Prevejo um mundo cheio de pequenos utilitários pelas ruas, eles dominarão o mundo.

O Desengonçado, mas espaçoso, Renault Duster

A Peugeot já mostrou o seu conceito, mostrado aqui em outro Post, pouco tempo atrás existiam boatos de que o Novo Palio Adventure seria um concorrente mais alto e encorpado. Volkswagen promete além de um Fox renovado para ficar no lugar do Polo (história para outro post) um jipinho de verdade, que se for ao menos parecido com o Tiguan eu vendo a minha alma e compro um. Hyundai terá o seu baseado na plataforma do novo HB20, que provavelmente venderá muito por ser um Hyundai, e eu nunca vou entender a frescura que os brasileiros tem com a Hyundai. Até a chinesa Jac pretende lançar o seu modelo no mercado, até agora apareceram imagens do S-II, inspirado no Hyundai ix35, que pode ser ou servir para dar detalhes de como será o nosso jipinho chinês. Pode ter certeza que todos esses carros não vão ficar só por aqui por muito tempo, Trax e Ecosport 2013 já são projetos globais.

O Utilitário S-II da JAC Motors
Utilitário Compacto da Hyundai deve ser inspirado no Conceito Curb

Entre tantos futuros lançamentos pode parecer que todas as montadoras querem embarcar na brilhante ideia da montadora da oval azul, mas o Eco não foi exatamente um pioneiro, muitos consideram a japonesa Honda como a criadora do segmento com seu Honda H-RV, esse suv de dimensões enxutas que foi um fracasso e que logo saiu de linha. Era parecido com o Eco, e deve voltar em breve renovado, mas o Ford foi o primeiro a dar certo. Ele foi muito bem encaixado em um país emergente de mente americanizada e serviu não só para salvar a marca no país como para mostrar que temos capacidade de desenvolver projetos de sucesso. Prova disso foi o projeto do Ecosport para o mundo ter sido todo desenvolvido em terras tupiniquins.

Honda H-RV que pode ser renovado na plataforma do Fit/City/Brio
Em breve teremos uma grande gama de lançamentos, alguns deles pensados para o público brasileiro visando alcançar terras mais longínquas, todos sabem que serão modelos de sucesso, as pessoas gostam de status, gostam de algo esportivo e robusto. E com 60 mil reais, pelo menos na inflação atual, e se não existir algum novo imposto, ou aumento de IPI, qualquer um poderá ter isso, enquanto hoje só se compra algo do tipo a partir dos 80 mil, e o mais importante, com estilo.

 É muito bom andar por ai em carros que são as grandes apostas das montadoras, acredite você ainda vai ter um, afinal não vão faltar opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário