terça-feira, 10 de abril de 2012

Carros que Mudaram o Mundo 2 - Dymaxion



Essa semana, agora toda Terça, a coluna Carros que Mudaram o Mundo vai falar sobre o controverso, mas revolucionário Dymaxion.




O mundo do Design sempre é envolvido por polêmicas. Quando o mais importante é muitas vezes o nome do criador do produto e não propriamente a sua funcionalidade, o popular "vender o peixe" pode funcionar muito bem. Um bom caso de um carro extremamente notável na História do Design é o Dymaxion.


Criado por um arquiteto autodidata muito bom de lábia, que passava até quatro horas dando palestras sobre a visão que ele tinha do futuro, Buckminster Fuller.

Buckminster Fuller (1895-1983)
Chamado de Bucky, Fuller tinha uma visão "racional" da existência. Parte dessa visão incluía um novo sistema industrial de se construir casas, o qual ele chamou de "Dymaxion", um termo que é ao mesmo tempo chamativo, científico e indecifrável. Naturalmente que essas casas precisariam de um carro e seguindo a estética do avião, algo em alta na época, ele construiu um carro muito parecido com um, seu projeto inicial tinha asas infláveis o que não chegou ao protótipo que somente planava sobre as suas três rodas.




A polêmica do Dymaxion era devido a dificuldade de controlá-lo em alta velocidade por causa de sua "cauda" e o volante traseiro dificultou quando ele ia mais devagar também. Mas apesar disso ele trazia grandes trunfos para a época, sua estrutura de alumínio e madeira, a incrível velocidade máxima de 190 km/h (declarada pelos projetistas, mas em testes somente chegara a 140 km/h) e o baixo consumo e seu peso inferior a 450 quilos.



Infelizmente, a ideia do Dymaxion morreu na Exposição Mundial de Chicado de 1933, quando o seu piloto capotou e não sobreviveu, talvez devido a sua estrutura reforçada de madeira e não pelo seu design. Além do modelo acidentado foram construídos mais dois Dymaxion, mas Bucky não encontrou nenhum investido capaz de apostar em algo tão ousado para a época.


Curiosidade: Apesar do tempo conseguiram restaurar um Dymaxion, o único que ainda existe. Entrou em exposição no Museu Nacional do Automóvel na cidade de Reno, Nevada, EUA. Infelizmente as janelas foram pintadas, pois não há informações suficientes para a restauração do interior.


Vídeo:



Fonte: Wikipedia, Pressauto, Livro Cinquenta Carros que Mudaram o Mundo - Editora Autêntica




Nenhum comentário:

Postar um comentário