quinta-feira, 21 de junho de 2012

Grandes Designers I - Giorgetto Giugiaro


Resolvi criar uma coluna para homenagear os grandes designers do mundo automobilístico. Apesar de pouco conhecer, apenas alguns carros, acabei ainda mais impressionado com a grande obra de um Designer fantástico, e não poderia deixar de começar por ele o grande Designer italiano Giorgetto Giugiaro.



Nomeado o Designer do século em 1999 e introduzido no Hall da fama automotivo em 2000, Giorgetto Giugiaro nascido em 7 de Agosto de 1938 é um dos grandes nomes do ramo.


(Estúdio Italdesign Giugiaro)

Fundador do Estúdio Italdesign Giugiaro, vendido em 2010 para a Volkswagen, ele criou uns dos mais belos carros do mundo, muitos na verdade consagrados pelas suas funcionalidades, mas o verdadeiro segredo de Giugiaro sempre foram as formas sensuais de seus carros.

Giugiaro começou trabalhando no Centro de Estilo de Veículos Especiais da Fiat em Mirafiori, Itália. Depois de quatro anos frustrados onde seu supervisor não levou a sério nenhum de seus projetos, Giugiaro os mostrou para Nuccio Bertone que lhe encomendou um projeto experimental, projeto esse que veio a ser o primeiro carro de Giugiaro, o Alfa Romeo 2000 (posteriormente 2600). 



Alfa Romeo 2000 - O primeiro Carro de Giugiaro


Ele seguiu com Nuccio Bertone, seu segundo carro foi o BMW 3200CS, até que em 1966, Bertone resolve contratar o projetista Marcello Gandini, insatisfeito Giugiaro vai trabalhar para a Guia, na época comandada por Alessandro de Tomaso. Finalmente em 1967 Giugiaro abre o Italdesign em parceria com o brilhante engenheiro de produção Aldo Mantovani.



BMW 3200CS, o segundo carro de Giugiaro a ser fabricado


Durante os anos Giugiaro trabalhou em projetos para a Volkswagen diversas vezes, muitos deles foram rejeitados, mas curiosamente entre eles o Golf, o sucessor do Fusca, foi mantido pois não havia mais tempo para modificá-lo. O carro se tornou o terceiro carro mais vendido da História, e continua até hoje na linha da volkswagen, mesmo tendo sido considerado um projeto fadado ao fracasso por várias vezes. Como não poderia deixar de ser o Golf é considerado por Giugiaro seu projeto mais importante.


Golf 1974, o projeto mais importante de Giugiaro



Seguem imagens de alguns dos projetos de Giugiaro (Lotus Esprit, Lamborghini Gallardo, Fiat Punto):

  



Esse artigo acabou envolvendo diversos nomes importantes, e informações que eu devo colocar em futuros artigos, aguardem.


Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário