sexta-feira, 6 de abril de 2012

Carros que Mudaram o Mundo I - Ford T





Resolvi criar algumas colunas que serão distribuídas pela semana, se eu conseguir mantê-las atualizadas.
Então, segue a baixo a primeira coluna Carros que Mudaram o Mundo com o famoso Ford T.


Henry Ford (1863-1947)

O modelo Ford T foi criado por Henry Ford, engenheiro que treinou como mecânico e se aprofundou nas artes da produção. De origem agrária viu a necessidade de se construir um veículo que facilitasse a vida no meio rural. Surgiu assim um carro bem arqueado que se dava muito bem nas péssimas estradas dos Estados Unidos na época.



Símbolo de uma era, o Ford T representava também um novo modo de fabricação, o Fordismo. Nele os veículos eram montados em esteiras rolantes, que se movimentavam enquanto o operário ficava praticamente parado. Buscava-se assim a eliminação do movimento inútil: o objeto de trabalho era entregue ao operário, em vez de ele ir buscá-lo. Cada operário realizava apenas uma operação simples ou uma pequena etapa da produção. Desta forma não era necessária quase nenhuma qualificação dos trabalhadores.


Lançado em 1 Outubro de 1908 a produção do Modelo T foi mantida até 1927. Alguns meses depois de realizar uma cerimônia para apresentação do carro nº15 milhões, Henry Ford concluiu que era hora de o Modelo T ceder o lugar a uma nova geração de produtos. O recorde de quase vinte anos de produção e mais de quinze milhões de unidades produzidas, só foi superado em 1972 pelo Fusca.


Curiosidade:


Até 1914, o T foi fabricado em uma série de cores de acordo com a preferência dos consumidores. Mas em 1915, para cortar custos, o T passou a ser produzido exclusivamente na cor preta, situação que perdurou até 1926. Desta época, ficou célebre uma das muitas controvertidas frases de Henry Ford: "
O cliente pode ter um carro na cor que desejar, desde que seja a cor preta
". Existem a teoria de que o uso do preto tinha teor supersticioso, mas a verdadeira razão era pela rapidez de secagem da cor preta em relação as outras cores, o que cortava gastos.

Até a próxima semana.

Fonte: Wikipedia; WebMotors e Livro Cinquenta Carros que Mudaram o Mundo - Editora Autêntica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário